/** * Script para o Google AdSense * */

Gripes, Constipações e Resfriados

Agora com estas alterações de temperatura que tem havido, muitas pessoas e pacientes meus perguntaram como é que poderiam se proteger das gripes, de constipações, resfriados e afins. Por elas e para quem desejar, deixo algumas dicas de como poderão prevenir estas doenças.

Nos meus tratamentos, este tipo de casos é bastante recorrente e o tratamento que efectuo é através da Moxabustão.

MUITO IMPORTANTE

  • É recomendado pelas autoridades de saúde, que crianças com menos de um ano de idade não consumam mel. Isto porque o produto, se não for de procedência confiável, pode estar contaminado pela bactéria causadora de botulismo, e as crianças pequenas não tem o sistema imunitário totalmente formado.
  • Pessoas com diabetes devem consultar o medico antes de consumir.
  • Já os adultos saudáveis podem ingerir mel sem preocupações.

Segundo a medicina Oriental existe um ponto na região entre as omoplatas, a que se dá o nome de “Porta do Vento “ ou “Portal do Vento”. Este ponto é o F4-43 – FUMON (B12), que pertence ao Meridiano da Bexiga e fica localizado entre a 2ª e 3ª vértebras dorsais, dois dedos lateralmente à linha média posterior. Quando este ponto é exposto ao frio ou humidade o nosso organismo é afectado por eles e fica mais debilitado e mais facilmente contrai a doença.

O objectivo é retirar este frio/humidade que penetra no ponto e assim aliviar/eliminar os sintomas. Este pequeno truque tem como função uma resposta imunitária bastante rápida e eficaz por parte do organismo.

Os sintomas são parecidos mas são problemas diferentes.

GRIPE

É causada pelo virus Influenza e infecta a vias respiratorias. Se não tratada devidamente, pode desencadear doenças mais graves como a pneumonia, por exemplo.

Os principais sintomas são cansaço, indisposição, febre e corrimento nasal. Por serem bastante intensos, estes sintomas impedem que a pessoa realize as suas actividades rotineiras. 

 

CONSTIPAÇÃO

Os sintomas da constipação são bastante parecidos com os da gripe, porem menos intensos. Ele é provocado por diversos tipos de vírus e, assim como a gripe, não é desencadeado pelo frio, mas sim pela baixa humidade. E que a desidratação da mucosa protectora das vias respiratórias, causada pela pouca humidade nos ambientes, permite a entrada dos vírus no organismo com mais facilidade.

Como prevenir?

Geralmente, praticamente 90% das constipações acontecem com tempo frio, por esse motivo, devem começar a prevenir estas situações desde do início do Outono. 

Antes de mais devemos ter a zona do pescoço o mais protegida e quente possível. Recorra ao uso de um cachecol, por exemplo, ou de roupa com carapuço, se preferir.

Assim, garante que mais dificilmente o ponto (F4-43/B12 – FUMON) esteja exposto às condições climatéricas adversas.

No entanto, nem sempre é possível prevenir desta forma, assim aconselho que quando exposto ao frio/humidade, ao chegar a casa tome um banho quente deixando a água quente escorrer pelo pescoço e ao longo da coluna para provocar um aquecimento da zona posterior do pescoço e a área imediatamente abaixo (entre as omoplatas). Ver imagem.

De seguida, deverá ainda aquecer bem esta zona com o secador de cabelo por forma a eliminar qualquer a humidade ou frio que possam ter ficado alojados nesta área.

CUIDADO

Visto que o secador é uma fonte de calor seco bastante forte a zona deverá ser aquecida com o maior cuidado para evitar queimaduras. No caso das crianças o cuidado deverá ser redobrado, pois a sua pele é muito mais sensível que a de um adulto.

Como complemento, deixo duas receitas para cada caso, que costumo fazer para a mim e para a minha família:

01 - RECEITA PARA PREVENÇÃO GRIPES

1/2 maça descascada (sem sementes)

1/2 cenoura picada

Sumo puro de 2 limões

1/2 copo de água (100 ml) de água filtrada (mineral)

3 colheres de sopa de mel

Modo de preparação:

Coloquem a maçã, a cenoura, o sumo de limão e a água no liquidificador. Bata. Em seguida, coloque numa panela e leve ao lume para aquecer. Adicione o mel e misture bem. Tomar 3 a 4 colheres de sopa por dia.

02 - RECEITA PARA PREVENÇÃO GRIPES

1/2 cebola pequena 2 dentes de alho

1/2 copo de água (100 ml) de água filtrada (mineral)

5 gotas de própolis

Modo de preparação:

Bata todos os ingredientes no liquidificador até ficar homogéneo. Despeje tudo numa panela e leve ao lume aquecer. Tome 2 a 3 colheres (sopa) por dia.

01 - RECEITA PARA PREVENÇÃO CONSTIPAÇÃO

Sumo puro de 2 limões

1/2 chávena de chá de água filtrada (mineral)

2 Dentes de alho

1/2 chávena de chá de mel

Modo de preparação:

Coloque o sumo de limão, a agua e o alho no liquidificador e bata. De seguida leve ao lume para aquecer. Misture com o mel e tome duas colheres de sopa 3 vezes ao dia.

02 - RECEITA PARA PREVENÇÃO GRIPES

1 Dente de alho amassado

Sumo puro de 1 limão

1 colher de chá de gengibre fresco ralado

2 colheres de sopa de mel

Modo de preparação:

Numa panela, coloque todos os ingredientes e leve ao lume para ferver. Coe e tome 1 colher de sopa, 30 minutos antes de deitar.

Nas Gripes e Constipações

  • Evite ambientes fechados ou com muita gente concentrada
  • Consuma alimentos que contenham vitamina C
  • Controle a febre e, se ela chegar a ultrapassar os 39 graus procure um medico.

IMPORTANTE

É de extrema importância que a nível de tratamento este deverá ser efectuado durante as primeiras 24h ao aparecimento dos primeiros sintomas. Desta maneira se consegue garantir a eficácia pretendida.

ATENÇÃO

Estas indicações são para situações gerais e preventivas, pelo que se os sintomas persistirem deverá procurar ajuda de um profissional.

Só tome medicamentos com orientação médica. As receitas caseiras devem ser um complemento ao tratamento indicado pelo médico, não devem substitui-lo.

Nota: Todas as referências aos nomes de pontos de acupunctura têm como base a nomenclatura Japonesa, embora o ponto seja apresentado no Sistema Ryodoraku (Japonês) e também no sistema Internacional.

Sinta, Partilhe, Comente

Subscreva a nossa Newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações do nosso Centro.

You have Successfully Subscribed!

Pin It on Pinterest

Share This