A organização mundial da saúde recomenda que deveríamos comer pelo menos entre 5 a 10 porções de frutas e vegetais todos os dias. Deverá estar a pensar: Quem é que consegue fazer isto todos os dias ? Eu mal tenho tempo para comer uma maçã por dia. Bem-vindo ao clube!
Existe uma série de fatores que podem explicar este número tão elevado como, por exemplo, a falta de tempo, correria do dia-a-dia, os preços das frutas e verduras, a qualidade destes produtos oferecidos nos supermercados e por fim porque facilemente ficam deteriorados.
E para o(a) deixar de cabelo ainda mais em pé, um novo estudo da Universidade College de Londres, que considerou um amostra de 65 mil homens e mulheres, indicou que quanto mais frutas e vegetais comemos, menor a probabilidade morrermos por qualquer causa e em qualquer idade. O risco de morte ao longo do curso do estudo foi reduzida em 42%, ingerindo sete ou mais porções de frutas e vegetais (até cerca de 10) porções por dia.
Ok! E quanto equivale uma porção ?
Um porção equivale a 80g. Isto representa uma fruta grande ou um punhado de frutas ou vegetais menores, para um adulto, portanto segundo a Organização mundial de Saúde, deveríamos ingerir no mínimo 400g. Já se formos seguir o que estudo recomenda, seriam 560g.
O que devo comer então? Mais salada, frutas ou vegetais?
Os vegetais frescos tiveram o efeito protetor mais forte, seguido de salada e em seguida, frutas. Na Austrália, o governo fez a campanha “dois + cinco” por dia, que incentiva as pessoas a comerem duas porções de frutas e cinco porções de legumes.
Frutas em conservas e sumo de frutas contam?
Sim, mas o sumo deve ser sem açúcar e só conta como uma porção por dia, pois contém menos fibras do que frutas e vegetais inteiros. As frutas devem ser enlatadas em sumo natural ou água, sem adição de açúcar ou de sal, e não em calda, caso contrário ele não será tão saudável.
Fonte: Journal of Epidemiology and Community Health. Published online March 31 2014
Link do estudo (em inglês)
Compartilhe conosco boas práticas de alimentação! Como é que está a ingerir frutas e vegetais hoje?